Seja frutífero!

 

Leonardo Felix

 

 

 

A pregação da palavra nos instiga a ação. Jesus disse aos que lhe ouviram: “... quem ouve estas minhas palavras e as pratica é como um homem prudente que construiu a sua casa sobre a rocha. [...] Mas quem ouve estas minhas palavras e não as pratica é como um insensato que construiu a casa sobre a areia” (Mt 7:24,26). Os ouvintes não poderiam ficar inertes ao que o Mestre falava. As palavras precisavam ser transformadas em ação.

Nessa vida estamos sujeitos a construir muitos projetos sobre a areia. Confiamos que podemos fazer nossos planos certos de que o que pensamos e nossas habilidades são suficientes para o bom êxito dos nossos planos. Esse engano revela a insensatez daqueles que obedecem a si mesmos e descartam as palavras de Jesus.

Os ensinamentos de Cristo são fundamentos sólidos onde podemos construir nossas vidas e estarmos seguros contras as tempestades dessa vida. 

A verdadeira espiritualidade cristã deve unir fé e ação. Fé sem ação é um corpo sem alma, sendo assim defunto. Ação sem fé é ativismo. O medo de fazer da salvação meritória tem feito muita gente acreditar que é suficiente aceitar a Jesus e esperar. As ações não salvam, mas justificam a nossa fé. Aquilo que cremos é visto pelas nossas ações. Como disse nosso Senhor: “Pelo fruto se conhece a árvore” (Mt 12:33).

Jesus é a arvore de quem frutificamos (Jo 15:4). A vida dele em nós nos faz agir para com o próximo assim como ele agiria. Frutificamos quando amamos como ele. Nossos irmãos são abençoados; aqueles que nos odeiam se vêem desarmados. Mesmo que eles tenham uma cruz para nossas vidas no fim saberão que a tentativa foi injusta - se Cristo estiver em nós. Quando os frutos são gerados por outras árvores, levam-nos a egoísmo e auto-idolatria. Por fora são agradáveis aos olhos, mas por dentro estão cheios de verme.

O Espírito Santo nos capacita a frutificar para Deus. Ele é o Mestre que nos ensina a Palavra de Cristo (Jo 14:26). Pois ninguém pode obedecer a ela se não for pela capacitação do Espírito Santo. Precisamos nos encher dele. Cada pensamento, vontade e ação devem estar sob a influência de Deus, assim nossos frutos serão abundantes. As cestas dos nossos irmãos transbordarão e o Senhor será glorificado. 

A fé cristã exige uma vida que aja. Se você tem se sentido inerte peça ao Espírito que te abra os olhos para os campos que estão prontos para a colheita. Há muito trabalho para poucos trabalhadores. Pessoas que precisam da nossa ajuda estão clamando por salvação integral de suas vidas. Comece a caminhar a caminhada proposta por Deus (cf. Jo 17:18). 

 

 

Fonte: Crítica Sagrada