Nossa História

 

 

Como tudo começou...

 

Em 1912, a Igreja Evangélica Congregacional de Serra Verde-PE, através do Pastor, o Rev. Júlio Leitão, fez a primeira tentativa para estabelecer um trabalho Congregacional em João Pessoa. Em 1926, o Rev. Anízio Lira, tendo vindo do Rio de Janeiro, logo após a sua ordenação, fez a segunda tentativa, sob os auspícios da “Missão Brasil-Portugal. O Rev. Anízio retirou-se para o Sul do País, deixando a Congregação entregue ao Rev. Manoel Machado, Pastor da Igreja Presbiteriana Independente.

 

O Rev. Hermenegildo Sena, então Pastor da IEC de Serra Verde, foi convidado para tomar à frente da nova Congregação, que neste tempo funcionava à Rua Porfírio Costa, no bairro de Cruz das Armas, na casa do irmão Ricardo Pereira da Silva. De acordo com a Igreja de Serra Verde, o Rev. Júlio Leitão entregou o trabalho à IEC de Campina Grande, cujo Pastor era o Rev. João Clímaco Ximenes.

Em 07 de abril 1932, o Rev. João Clímaco Ximenes entregou o trabalho à “Missão Sul-Americana”, representada pelo Rev. H. G. Briault, que imediatamente convidou o Rev. Artur Pereira Barros,

Primeiro Templo- Local onde hoje funciona o Mercado Público de Cruz das Armas

para assumir a direção do trabalho.

Com o crescimento rápido, os irmãos resolveram pedir à IEC de Campina Grande permissão para se organizarem em Igreja. A qual foi dada, com a presença dos Revs. H. G. Briault, João Clímaco Ximenes, Artur Pereira Barros e demais irmãos da Congregação.

 

A Congregação foi organizada em Igreja no dia 16 de junho de 1932, com o total de 35 membros. Após quase 13 anos de pastorado eficiente e ininterrupto, o Rev. Artur Pereira Barros, foi pastorear a Igreja Evangélica Pernambucana, na cidade do Recife. Deixou em seu lugar o Sem. Pedro Bezerra da Silva. Após 11 meses, o Sem. Pedro Bezerra da Silva foi consagrado Pastor e assumiu oficialmente o pastorado da Igreja em uma reunião solene, no dia 15 de janeiro de 1945. O mesmo deixou o pastorado da Igreja, entregando-o ao Pastor Jônatas Ferreira Catão em uma reunião solene, realizada no dia 15 de outubro de 1953.


Em 1960, foi construída a casa pastoral e em 1963 iniciou-se a construção do templo.Durante 52 anos ininterruptos o Pr. Catão pastoreou, com fidelidade a nossa Igreja. Hoje, jubilado, o Pr. Catão continua servindo a Deus como Pastor Auxiliar. No dia 06 de janeiro de 2005, em culto solene, o Pr. Jônatas F. Catão transferiu o pastorado da Igreja ao Pr. Sérgio Paulo de Menezes, que atualmente exerce a função de Pastor Titular da Igreja. 

Pr. Jônatas Ferreira Catão
Acesse a História do seu Ministério AQUI

A nossa Igreja durante esses anos, abriu algumas Congregações que hoje são Igrejas. Estão elas nas cidades de Santa Rita, Bayeux, Itabaiana, Lucena; e em João Pessoa, nos bairros: dos Novais, E. Geisel, Água Fria, Bairro das Indústrias e Bessa.

Atualmente a Igreja conta com doze Congregações: Ilha do Bispo, Alto do Mateus, Mangabeira VII, Cordão Encarnado, Funcionários IV, Curral de Cima, Pedro Régis, Lagoa de Dentro, Conjunto Jardim Cidade Universitária, São José dos Ramos, Cabedelo, Pedras de Fogo, e a igreja no campo missionário em Cochabamba, na Bolívia, a qual já tem três Congregações.

A Igreja conta atualmente com 10 Pastores; 10 Presbíteros; 13 Diáconos; 02 Evangelistas; 11 Missionárias, uma média de 750 membros, centenas de congregados e os seguintes Departamentos: DERP, DEMUSIC, DEM, Mulheres, DAF, DEPAS, Homens, Jovens, Adolescentes e Crianças. Possui um patrimônio imóvel composto de: seis templos, cinco casas, um Acampamento, e três terrenos.

Nestes 79 anos de história, a nossa igreja pôde preservar sua doutrina, abrir novos campos, consagrar vários oficiais e ser um instrumento de Deus para salvação de milhares de vidas e

alcançar a comunidade com ação social.

 

Que a nossa igreja continue a construir o seu futuro chegando até os confins da terra com a mensagem poderosa do Evangelho de nosso Senhor Jesus Cristo.

 

Que Deus nos abençoe!

Pr. Sérgio Paulo - Pastor Titular da Igreja

Acesse a História do seu Ministério AQUI

Culto de colocação da pedra fundamental

do Templo atual

 

À esquerda, ainda no período de contrução. à direita, o templo pronto.

 

 

Alguns registros posteriores  

 

 

Acesse o Álbum de Fotos históricas da Igreja AQUI